quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Charles Darwin

Charles Darwin nasceu a 12 de Fevereiro de 1809, e comemora-se este ano o 150º aniversário do livro mais revolucionário da história da ciência por ele concebido e, por coincidência, o 200º aniversário do autor e naturalista britânico. O livro, com nome de A Origem das Espécies, oferece uma teoria consistente que diz que a evolução pode ocorrer somente através de forças naturais, dando aos cientistas a oportunidade de explorar a complexidade da vida, em vez de a aceitar simplesmente como um mistério impenetrável.

Darwin viajou, entre 1831 e 1836 a bordo de um navio, o HMS Beagle, viagem essa que ficou marcada como um dos mais conhecidos episódios da história da ciência. Segundo a lenda, Darwin embarcou a bordo do Beagle como naturalista de bordo, visitou o arquipélago das Galápagos, a oriente do oceano Pacífico, e ali encontrou tentilhões. As várias espécies de tentilhões eram discerníveis por bicos de formatos diferentes, originando adaptações a regimes alimentares particulares.

As pistas obtidas nas Galápagos levaram Darwin a concluir que a biodiversidade da Terra teve origem num processo orgânico de descendência com modificações, no qual a selecção natural é o mecanismo principal. Ao escrever o livro A Origem das Espécies o inglês convenceu o mundo com o seu ponto de vista.

O relato desta viagem tem muitos pontos de verdade, mas também distorce, confunde e omite muitos dados.


Charles Darwin ficou conhecido como um dos maiores cientistas da história, devido a esta sua vasta pesquisa que mostrou ao mundo como nasceu a vida na Terra.
Darwin morreu a 19 de Abril de 1882.


Raquel Amaral

1 comentário: