quinta-feira, 21 de maio de 2009

Breve apresentação do snooker

O snooker é considerado um dos jogos mais difíceis do mundo, ficando apenas atrás do golfe neste capítulo. Este complexo jogo nasceu na Índia, no século XIX, através de alguns oficiais do exército britânico. Nessa altura já existiam várias variantes do bilhar, incluindo uma em que se utilizavam 15 vermelhas, uma branca e uma preta. O snooker foi precisamente criado através desta variante, tendo sido acrescentadas mais cinco bolas coloridas (amarela, verde, castanha, azul e rosa). Ao longo dos tempos as regras foram sofrendo ligeiras alterações, mas as que temos actualmente são muito semelhantes às que eram usadas no princípio do século XX. No snooker, o objectivo é embolsar as bolas numa determinada sequência (vermelhas, bola de cor, vermelha, bola de cor, vermelhas, bola de cor…). Ao caírem no buraco as vermelhas não voltam a sair, mas as chamadas bolas de cor (amarela, verde, castanha, azul, rosa e preta) voltam a sair e são recolocadas nos respectivos pontos, isto enquanto ainda houver vermelhas na mesa. Quando todas as vermelhas tiverem sido embolsadas, deve embolsar-se as bolas de cor por ordem crescente em termos de pontuação: 1º amarela (2 pontos), 2º verde (3 pontos), 3º castanha (4 pontos), 4º azul (5 pontos), 5º rosa (6 pontos e, por fim, a preta (7 pontos). Para embolsar as bolas devemos tacar a bola branca, para que esta contacte com a bola alvo e a empurre para o buraco. Comete-se falta quando embolsamos a bola branca, não se acerta na bola alvo, embolsamos vermelha e bola de cor na mesma jogada, uma bola sai para fora da mesa, etc. O nº de pontos que o nosso adversário recebe quando cometemos falta equivale à pontuação correspondente à bola envolvida, se bem que esta não pode ser inferior a 4 pontos. A tacada máxima no snooker (147 pontos) é conseguida apenas quando se embolsam as 15 vermelhas juntamente com 15 bolas pretas e, por fim, a sequência final. A mesa onde se joga snooker é muito grande, medindo cerca de 3.80 x 2.00 metros. Os equipamentos básicos indispensáveis (para além da mesa e das bolas são): taco, giz, extensores e auxiliares, se bem que existem mais que são também muito importantes.

Joe Davis, o “pai do snooker”

O primeiro grande jogador de snooker foi Joe Davis, que dominou o snooker na primeira metade do século XX, onde este desporto ainda era pouco popular e competitivo e os materiais usados não facilitavam o jogo. Depois de Joe Davis, vieram vários outros jogadores, com o seu irmão, Fred Davis, John Pulman, Walter Donaldson, etc. A partir da década de 70, o snooker começou a ganhar mais importância, aparecendo os primeiros patrocinadores e novos jogadores de grande qualidade, como o “mestre” Ray Reardon (6 vezes campeão mundial), o “génio” Alex Higgins (um dos jogadores mais talentosos da história do snooker, que podia ter tido muito mais sucesso, se não fosse o seu difícil temperamento e a sua técnica muito pouco ortodoxa) e John Spencer. A década de 80 foi dominada por Steve Davis (6 vezes campeão mundial e, actualmente, o jogador mais velho do circuito), que, apesar de não ser um enorme talento, possuía um jogo de tal modo inteligente e bem planeado, aliado a uma grande personalidade e uma elevadíssima concentração, que foram chaves no seu estrondoso sucesso. Davis é sem dúvida um dos melhores jogadores de todos os tempos. Nos anos 80, o snooker teve a sua era “dourada” em termos de popularidade; nesta altura, o snooker era quase tão popular como o futebol e os torneios eram transmitidos na BBC, com enormes audiências. Nos anos 90, surgiu uma nova estrela: o escocês Stephen Hendry, 7 vezes campeão mundial e melhor jogador de todos os tempos. Hendry não deu hióteses à concorrência e conseguiu diversos recordes, que dificilmente serão alcançados. Mais tarde, surgiram mais três grandes jogadores: John Higgins, Ronnie O’Sullivan e Mark Williams, que se juntaram a Hendry no topo do snooker, a partir do final da década de 90. Em 1999, muitos davam Hendry por acabado, com o crescimento da nova geração, mas o escocês contrariou todos os que diziam tal, vencendo o seu 7º título mundial, num dos melhores torneios de todos os tempos. Na década actual, ninguém dominou como Hendry ou Davis fizeram, mas tivemos jogadores que se destacaram bastante, principalmente O’Sullivan, Higgins e Williams.
Hoje em dia, Higgins e O’Sullivan continuam no topo, mas começam a ser ameaçados por uma nova geração, liderada por Shaun Murphy, que mostra ser um dos jogadores com melhores hipóteses de triunfar nos próximos anos. Também Mark Allen será um jogador a ter em conta e temos ainda o jovem belga de 14 anos, Luca Brecel (que só não é profissional por não ter idade suficiente), que poderá muito bem vir a ser uma estrela da modalidade daqui a vários anos.


Stephen Hendry e Steve Davis

Este post refere de forma resumidíssima algumas regras e jogadores notáveis do snooker, um dos jogos mais fascinantes e complicados. Se alguém se sentiu cativado em saber mais sobre snooker, visite o nosso blog: www.thesnookerplanet.net (totalmente em português e com muitos conteúdos sobre snooker, bem como links para outros sites onde poderás ficar a saber ainda mais. Em último lugar gostaria de realçar que snooker e pool (jogo americano com várias variantes, jogado com bolas numeradas e de diversas cores, etc. muito popular no nosso país) são coisas totalmente distintas.

Por fim deixo-vos um vídeo com uma tacada máxima (147 pontos), realizada por Stephen Hendry no Campeonato do Mundo deste ano (apesar de muito longe dos seus tempos gloriosos, o escocês ainda é capaz de proezas destas). Apreciem…

http://www.youtube.com/watch?v=PNMjO2Ow_68
(Incorporar no post, com tamanho 320x265, sem contornos e não incluir vídeos relacionados)


Qualquer coisa que quiserem saber mais é só enviarem-me um mail (joao.esteves.silva@hotmail.com), que terei todo o gosto em elucidar-vos, pois adoro mesmo esta modalidade. Cumprimentos para todos.

João Esteves da Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário