Conhecendo a história da marca do “cavalino rampante”, não é difícil entender o impressionante nome mundial da Ferrari. A paixão que a mantém é a mesma que permeia a história de um dos símbolos mais famosos do mundo.
Transformada em determinação, essa paixão tornou possível a Enzo Ferrari realizar o seu sonho de construir carros vitoriosos.
Ele teve a capacidade de uni-la ao seu próprio talento, inclusive para marketing - e à sabedoria de aglutinar em torno de si profissionais altamente competentes em suas respectivas áreas.
Mas, na verdade, a história da Ferrari começou muito antes. O gosto de Enzo Ferrari por automóveis surgiu na infância, quando já frequentava corridas de carro, levado pelo pai. Nascido em 1898, Enzo começou a trabalhar na Alfa Romeo no início dos anos 20 do século passado. Foi mecânico, piloto de teste e de provas, e depois, director da equipa desportiva.·Em 1929 fez o que a História consagrou como seu grande golpe de mestre: criou a Scuderia Ferrari, a primeira equipe de automobilismo independente das fábricas, mas vinculada à Alfa Romeo.
Em 1939, Enzo Ferrari deixou essa indústria italiana e passou a 2ª Guerra Mundial fabricando equipamentos agrícolas e até carros (dois Auto Avio Costruzioni, em 1940). Mas não podia colocar seu nome em nenhum automóvel, em decorrência de contrato que assinara com a Alfa Romeo. Só em 1946, após o fim da Guerra, ele construiu o primeiro carro com seu nome: a Ferrari 125S. E espantou o mundo por gerar em instalações toscas, mas com uma equipe competente e entusiasmada, um motor tão poderoso como o V12 que a equipava, algo muito avançado para a época e mesmo na contemporaneidade.
Desde então, a Ferrari obteve mais de cinco mil vitórias em provas automobilísticas. Actualmente, a Ferrari participa na Fórmula 1 (F1) , promove na Europa, Estados Unidos (EUA) e América Latina o campeonato Ferrari Challenger, disputado por Ferrari´s 355. Nos EUA, participa do World Sportscar Championship,com protótipos Ferrari 333.
Alguns dos automóveis Ferrari foram desenhados pelo Studio Pininfarina, um antigo parceiro, e são feitos sob encomenda na fábrica de Maranello, distrito da cidade de Modena, região da Emilia Romagna.
Cada um leva, em média, 45 dias para ficar pronto. A produção média de 2500 a 2800 carros por ano cresceu, em 1997, para 3581 unidades. Em 1969, a Fiat adquiriu parte das acções da Ferrari. Em Julho de 1997, a Ferrari comprou metade das acções da marca de automóveis Maserati do grupo Fiat - ao qual ela própria hoje pertence - e assumiu o comando dessa indústria. O Comendattori Enzo Ferrari fundou, em 1940, o que é hoje reconhecida como a marca de maior prestígio entre fabricantes de desportivos mundiais.
David Henriques
Sem comentários:
Enviar um comentário