quinta-feira, 28 de maio de 2009
Poker
A vitória num jogo de Poker depende bastante do jogador e da sorte que tem, pois pode sair logo ao início cartas boas ou más. O jogador também pode fazer bluff e fazer o seu adversário acreditar que tem cartas boas, o que poderá fazer este desistir.
Existem muitas variantes de Poker, como o High-Low e poker fechado, mas eu irei falar sobre umas das modalidades mais jogadas, o Texas Hold’Em.
Nesta modalidade, o jogador recebe duas cartas sem ninguém vê-las, e depois ao longo das rondas o Dealer vai por mais 5 cartas na mesa. Logo ao início, existem duas apostas obrigatórias, a Small Blind e a Big Blind que irão ser feitas pelos jogadores ao lado esquerdo do dealer e depois irá rodar a vez de cada um dos jogadores. Quando todas as cartas estiverem na mesa, o jogador deve usar 5 cartas (da sua mão e da mesa) para tentar formar jogadas. Existem várias jogadas, como um par de cartas ou uma trinca. A jogada mais alta é o Royal Straight Flush.
Cristiano Ronaldo
Bruno Silva
terça-feira, 26 de maio de 2009
Acupunctura
Para se fazer Acupunctura há que encontrar o ponto certo no corpo para se tratar o problema. Depois de se encontrar esse ponto coloca-se uma agulha, muito fina, sobre esse ponto e deixa-se ficar durante cerca de 20 minutos ,numa sessão que é repetida semanalmente .
A Acupunctura funciona porque se colocam as agulhas nesses pontos dos meridianos regularizando a energia.
As doenças, para a Medicina Chinesa, são desequilíbrios energéticos e a Acupunctura é o principal meio para reorganizar a energia de forma a recuperar-se a saúde.
Débora
quinta-feira, 21 de maio de 2009
Breve apresentação do snooker
Joe Davis, o “pai do snooker”
O primeiro grande jogador de snooker foi Joe Davis, que dominou o snooker na primeira metade do século XX, onde este desporto ainda era pouco popular e competitivo e os materiais usados não facilitavam o jogo. Depois de Joe Davis, vieram vários outros jogadores, com o seu irmão, Fred Davis, John Pulman, Walter Donaldson, etc. A partir da década de 70, o snooker começou a ganhar mais importância, aparecendo os primeiros patrocinadores e novos jogadores de grande qualidade, como o “mestre” Ray Reardon (6 vezes campeão mundial), o “génio” Alex Higgins (um dos jogadores mais talentosos da história do snooker, que podia ter tido muito mais sucesso, se não fosse o seu difícil temperamento e a sua técnica muito pouco ortodoxa) e John Spencer. A década de 80 foi dominada por Steve Davis (6 vezes campeão mundial e, actualmente, o jogador mais velho do circuito), que, apesar de não ser um enorme talento, possuía um jogo de tal modo inteligente e bem planeado, aliado a uma grande personalidade e uma elevadíssima concentração, que foram chaves no seu estrondoso sucesso. Davis é sem dúvida um dos melhores jogadores de todos os tempos. Nos anos 80, o snooker teve a sua era “dourada” em termos de popularidade; nesta altura, o snooker era quase tão popular como o futebol e os torneios eram transmitidos na BBC, com enormes audiências. Nos anos 90, surgiu uma nova estrela: o escocês Stephen Hendry, 7 vezes campeão mundial e melhor jogador de todos os tempos. Hendry não deu hióteses à concorrência e conseguiu diversos recordes, que dificilmente serão alcançados. Mais tarde, surgiram mais três grandes jogadores: John Higgins, Ronnie O’Sullivan e Mark Williams, que se juntaram a Hendry no topo do snooker, a partir do final da década de 90. Em 1999, muitos davam Hendry por acabado, com o crescimento da nova geração, mas o escocês contrariou todos os que diziam tal, vencendo o seu 7º título mundial, num dos melhores torneios de todos os tempos. Na década actual, ninguém dominou como Hendry ou Davis fizeram, mas tivemos jogadores que se destacaram bastante, principalmente O’Sullivan, Higgins e Williams.
Hoje em dia, Higgins e O’Sullivan continuam no topo, mas começam a ser ameaçados por uma nova geração, liderada por Shaun Murphy, que mostra ser um dos jogadores com melhores hipóteses de triunfar nos próximos anos. Também Mark Allen será um jogador a ter em conta e temos ainda o jovem belga de 14 anos, Luca Brecel (que só não é profissional por não ter idade suficiente), que poderá muito bem vir a ser uma estrela da modalidade daqui a vários anos.
Stephen Hendry e Steve Davis
Este post refere de forma resumidíssima algumas regras e jogadores notáveis do snooker, um dos jogos mais fascinantes e complicados. Se alguém se sentiu cativado em saber mais sobre snooker, visite o nosso blog: www.thesnookerplanet.net (totalmente em português e com muitos conteúdos sobre snooker, bem como links para outros sites onde poderás ficar a saber ainda mais. Em último lugar gostaria de realçar que snooker e pool (jogo americano com várias variantes, jogado com bolas numeradas e de diversas cores, etc. muito popular no nosso país) são coisas totalmente distintas.
Por fim deixo-vos um vídeo com uma tacada máxima (147 pontos), realizada por Stephen Hendry no Campeonato do Mundo deste ano (apesar de muito longe dos seus tempos gloriosos, o escocês ainda é capaz de proezas destas). Apreciem…
http://www.youtube.com/watch?v=PNMjO2Ow_68
(Incorporar no post, com tamanho 320x265, sem contornos e não incluir vídeos relacionados)
Qualquer coisa que quiserem saber mais é só enviarem-me um mail (joao.esteves.silva@hotmail.com), que terei todo o gosto em elucidar-vos, pois adoro mesmo esta modalidade. Cumprimentos para todos.
João Esteves da Silva
quinta-feira, 14 de maio de 2009
O Desporto Rei
A crise já chegou ao futebol, não tanto aos grandes clubes do mundo, porque esses sim têem bastante dinheiro e também bastantes fundos, mas sim aos clubes digamos que mais “fracos”. Portugal é um país onde isso se faz sentir de forma muito assentuada, os clubes de divisões inferiores vêem se obrigados a vender os seus jogadores bem como o seu património, mas não é só a esses ditos clubes fracos que a crise chega, por exemplo nos últimos tempos o que não falta é noticias de jogadores que não recebem salários há já vários meses.
O que também nada ajuda é o facto de cada vez mais se falar em corrupção, os ditos árbitros corruptos, que na opinião de muitos apenas se fala para se esconder os maus resultados do clube bem como a falta de dinheiro...
Uma medida que na opinião de muitos seria essencial seria a contratação de árbitros estrangeiros e menos a contratação de jogadores e uma aposta cada vez mais segura na juventude, querendo isto dizer apostar nos potenciais futuros, as camadas jovens.
João Domingues
domingo, 10 de maio de 2009
Lua de Joana – Maria Gonzalez
Este livro relata a vida de uma adolescente, Joana, depois de ter perdido a sua melhor amiga, Marta, que passou a “dar-se” bem com gente de outro nível, ou seja, que tomavam drogas. Isto levou a que Marta começasse a fazer o mesmo e morresse por uma overdose.
Joana conhecia Marta desde pequena e sempre teve segredos e cumplicidade com ela.
Joana sentia muito a falta de Marta e por isso começou a escrever-lhe cartas contando o seu dia-a-dia, e utilizava as cartas como uma espécie de diário que lhe dava uma sensação de proximidade com Marta.
A melhor amiga de Marta (Joana) queria remodelar o seu quarto, pois estava cheio de cores e lembrava-lhe Marta, pintando o seu quarto de branco e pendurando um baloiço em forma de lua em que ia mudando-o consoante o seu humor.
Ela não se sentia compreendida pelos pais e amigos, pois os pais eram pessoas extremamente ocupadas e o irmão era muito difícil de comunicar, os amigos por vezes arranjavam confusões.
Com tudo isto a acontecer na vida de Joana, esta acaba por se apaixonar pelo irmão da melhor amiga, Marta, e acaba por se envolver com ele.
Por tudo isto, Joana vai alterando as cores do quarto passando a inserir mais cores.
O livro termina com o pai a ler as carta de Joana para Marta, sentindo-se mal por não ter estado ao pé de Joana quando esta mais precisou. E Joana, tal como Marta acabou por morrer com uma overdose. :(
Crisha Chandracant Jaguegivane
quinta-feira, 7 de maio de 2009
História da Ferrari
sexta-feira, 1 de maio de 2009
Bones
Vanessa Morais
quinta-feira, 30 de abril de 2009
Bill GatesWilliam Henry Gates
Bill GatesWilliam Henry Gates,
mais conhecido por Bill Gates, nasceu em Seattle, Washington, a 28 de Outubro de 1955. É oriundo de uma família com recursos financeiros. O seu pai, William Henry Gates, distinto advogado e a sua mãe, na altura professora da Universidade de Washington e directora do First Interstate Bank, proporcionaram-lhe uma educação em alguns dos melhores estabelecimentos, como o Colégio de Lakeside (1967-73) e a Universidade de Harvard (1973-77). O seu primeiro contacto com os computadores e as linguagens de programação surgiu em 1968, quando se encontrava a frequentar o oitavo ano, no colégio de Lakeside. Aquela instituição havia sido uma das pioneiras na compra de uma rede de computadores interligados por uma linha telefónica. É ali que conhece Paul Allen, com quem começou a escrever programas informáticos para venda a empresas e administrações públicas. Em 1975, Bill Gates e o seu amigo mudaram-se para Albuquerque (Novo México) para produzir, para a companhia MITS, programas que pudessem ser utilizados no primeiro microcomputador, o Altair.
Nascimento da Microsoft
Em 1976, fundam a sua própria empresa de produção de software informático, a Microsoft Corporation, desempenhando Bill Gates a função de presidente e director geral. Tinham em vista desenvolver programas informáticos para os novos microcomputadores por um preço mais baixo do que aquele que conseguiriam as empresas de hardware se fossem elas próprias a fazê-lo. Os seus serviços foram aceites e, em 1979, a Microsoft começou a desenvolver-se e já contava com 16 empregados. É nessa altura que Bill Gates decide mudar a empresa par Seattle. No ano seguinte, consegue um acordo com a IBM para produzir um sistema operativo adoptado aos novos computadores pessoais. Surge, assim, o MS-DOS, que, a partir de 1981, passou a ser instalado em todos os microcomputadores daquela marca. Entretanto, outros fabricantes de computadores lançaram no mercado os seus modelos compatíveis com o IBM-PC, utilizando o sistema operativo MS-DOS. Aqueles modelos destinavam-se sobretudo a empresas. Por esta altura, começam a surgir em Portugal pequenos microcomputadores apenas com 1 K de memória ram. O mais conhecido foi o ZX-81, sucessor do ZX-80. Saliente-se que, nesse tempo, adquirir uma extensão de memória de 4 K fazia já as delícias dos jovens de então. Antes dos actuais microcomputadores compatíveis com o sistema operativo MS-DOS se terem generalizado nas nossas casas, foram muito populares, nos anos oitenta, para além dos ZX-81, os SPECTRUM. Ambos utilizavam o aparelho de televisão como display e a introdução de novos programas era feita através de cassetes audio. Foi nestes pequenos microcomputadores que muitos dos actuais programadores informáticos deram, há pouco mais de vinte anos, os seus primeiros passos, numa altura em que nem sequer se falava em cursos superiores nesta área.
Rinai Meggiquinta-feira, 23 de abril de 2009
As Memórias
Sim as lembranças, as saudades, os sonhos, os sentimentos…
Memórias…
O que são afinal…
O sonho, a realidade, os laços, a saudade.
Sim, pois quem não sente saudades da sua infância.
Nasci em Angola onde o sabor das manhas húmidas, o sol quente, as tardes longas…
Era uma criança feliz, cheia de vida e de alegria.
O brilho nos olhos quando se sobe a uma árvore, o sabor de apanhar uma peça de fruta e poder come-la pendurada num galho, olhar pró céu e sentir uma brisa.
Correr atrás de um galo, cair…
Esfolar os joelhos e sorrir.
Apanhar um pavão e brincar com as suas penas.
Ver no muro uma cobra e fugir.
Embrulhar-me na areia, mergulhar na agua transparente e chapinhar.
Estas memórias são claras…
Vender bananas no muro de casa, correr para a loja e comprar aquele chupa!
Cheio de açúcar queimado e coberto de amendoins…
O cheiro da roça de café, correr em cima dos grãos e cair.
Fugir para comer farinha de mandioca em cima da folha da bananeira.
Acordar com o barulho da chuva e ver a dança das formigas de asa, o cheiro da terra molhada quem não tem as suas memórias.
Criança que fui, criança que guardei, criança que sonhei…
Soraia Guedes
quinta-feira, 26 de março de 2009
Bugs Bunny
O 1º dobrador da voz de Bugs Bunny foi de um americano já falecido chamado Mel Blanc, o 2º foi Jeff Bergman, e actualmente é Billy West, apesar de no filme “Looney Tunes: Back in Action” ter sido dobrado por Joe Alaskey.
Uma das expressões mais utilizada por este coelhocinzento de olhos pretos, e com uma personalidade amalucada, é “Waht´s Up, Doc?”, que significa em português “O que é que há, velhinho?”.
Resumidamente esta é a história do coelho mais conhecido do mundo.
Filipa Oliveiraquinta-feira, 12 de março de 2009
Energia
A queima de combustíveis fósseis, a principal fonte de energia utilizada actualmente, produz muitos outros poluentes, para além de não resolver os problemas energéticos da humanidade a longo prazo, uma vez que estas fontes de energia esgotar-se-ão num futuro mais ou menos próximo. Nos últimos anos têm-se procurado alternativas aos combustíveis fósseis, sendo crescente o recurso às energias renováveis, muito menos poluentes.
Pedro Xambre
quinta-feira, 5 de março de 2009
Simpsons
O pai, Homer Simpson, é inspector de segurança da Central Nuclear de Springfield. Marge Simpson, a mãe, é uma dona de casa atarefada. Homer e Marge têm três filhos: Bart, um miúdo rebelde de dez anos; Lisa, uma menina-prodígio de oito anos que adora tocar saxofone e Maggie, a mais pequena da família, uma bebé que não fala, mas que é considerada pelos admiradores da série os Simpsons como a personagem mais inteligente e misteriosa.
Para completar a família: um cão chamado Santa's Little Helper (em português, Ajudante do Pai Natal), para além de um gato chamado Snowball (em português, Bola de Neve). Os produtores decidiram que as personagens não deveriam envelhecer ao longo das temporadas.
Há ainda um grande número de personagens menores, desde parentes da família até coadjuvantes eventuais.
A série que retrata o dia-a-dia de uma família americana é constituída por 431 episódios e 20 temporadas, criada pelo cartoonista Matt Groening para o canal FOX.
Através dos protagonistas, o programa faz críticas ao comportamento humano, à sociedade e ao modo de vida americano.Em 1987 começou a ser programatizada como uma série de curtas de trinta segundos, produzidos por James Laurence Brooks e Matt Groening para a série The Tracey Ullman Show, daí a reacção dos telespectadores para com as curtas ter sido positiva e ter evoluído para uma série, exibida pela primeira vez num especial natal de meia hora, a 17 de Dezembro de 1989, e depois como série regular a 14 de Janeiro de 1990.
A partir do programa foram criados uma grande variedade de produtos, como jogos electrónicos até livros que discutem conceitos filosóficos a partir da conduta das personagens.O filme de longa-metragem criado para celebrar os 20 anos da série, completados em 2007, levou três anos a ser concluído. Lançado a dia 27 de Julho de 2007 este filme teve como objectivo alertar os moradores de Springfield sobre a poluição existente no lago, e, como não podia faltar, os conflitos da adorada família Simpson.
Ana Raquel
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
Charles Darwin
Charles Darwin nasceu a 12 de Fevereiro de 1809, e comemora-se este ano o 150º aniversário do livro mais revolucionário da história da ciência por ele concebido e, por coincidência, o 200º aniversário do autor e naturalista britânico. O livro, com nome de A Origem das Espécies, oferece uma teoria consistente que diz que a evolução pode ocorrer somente através de forças naturais, dando aos cientistas a oportunidade de explorar a complexidade da vida, em vez de a aceitar simplesmente como um mistério impenetrável.
Darwin viajou, entre 1831 e 1836 a bordo de um navio, o HMS Beagle, viagem essa que ficou marcada como um dos mais conhecidos episódios da história da ciência. Segundo a lenda, Darwin embarcou a bordo do Beagle como naturalista de bordo, visitou o arquipélago das Galápagos, a oriente do oceano Pacífico, e ali encontrou tentilhões. As várias espécies de tentilhões eram discerníveis por bicos de formatos diferentes, originando adaptações a regimes alimentares particulares.
As pistas obtidas nas Galápagos levaram Darwin a concluir que a biodiversidade da Terra teve origem num processo orgânico de descendência com modificações, no qual a selecção natural é o mecanismo principal. Ao escrever o livro A Origem das Espécies o inglês convenceu o mundo com o seu ponto de vista.
O relato desta viagem tem muitos pontos de verdade, mas também distorce, confunde e omite muitos dados.
Charles Darwin ficou conhecido como um dos maiores cientistas da história, devido a esta sua vasta pesquisa que mostrou ao mundo como nasceu a vida na Terra.
Darwin morreu a 19 de Abril de 1882.
Raquel Amaral
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Ténis
Este jogo pode ser disputado entre dois adversários ou também numa versão a pares, podendo elas ser mistas. O objectivo deste jogo é transpor a bola para o outro lado do campo com a ajuda de uma raquete. Durante o jogo os pontos são contados em 15,30,40 recorrendo-se caso necessário de vantagens, quando à empate entre os jogadores. Ao conjunto dos jogos dá-se o nome de sets. Quem conseguir ganhar 2 ou 3 sets ganha o encontro.
No mundo são elaborados torneios de ténis consoante o nível de jogo dos participantes; este nível de jogo dá se o nome de ranking.
Os torneios do Grand Slam são os mais prestigiados de todos e o seu prémio monetário é o mais elevado. Nestes torneios apenas os jogadores de elite podem participar. Os vencedores destes torneios ganham pontos que vão acumulando ao longo das épocas, aumentando assim a sua posição no ranking mundial.
Neste preciso momento a tabela está organizada com Rafael Nadal, jogador de grande prestigio em 1ºlugar e seguido do carismático Roger Federer.
O meu jogador favorito está em primeiro do ranking mundial tendo à pouco tempo ganho o Australian Open, torneio do Masters disputado em Melbourne.
Eu também pratico ténis num clube e espero jogar ainda mais alguns anos, aumentando a minha performance e o meu nível de jogo.
João Oliveira
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
Ronaldo luis nazário de lima
Também conhecido como “o fenómeno” Ronaldo é um dos melhores jogadores de futebol de todos os tempos, a sua alcunha o fenómeno é dada por todo o seu talento como futebolista, Ronaldo aos 20 anos de idade sagrava-se o melhor jogador do mundo fazendo história nesta modalidade ao tornar-se o jogador mais jovem de sempre a ganhar este troféu. Logo no ano a seguir Ronaldo transfere-se para o inter de Milão e consagra-se outra vez o melhor jogador do mundo 2 anos seguidos a partir daí ganha a alcunha de “o fenómeno”
Na taça do mudo de 2002 Ronaldo brilha marcando 8 golos em 7 jogos dois dos quais na final Ronaldo foi considerado o melhor jogador desse mundial e outra vez eleito o melhor jogador do mundo pela terceira e ultima vez igualando assim zidane que também arrecadara 3 titulos.
Ronaldo possuía a velocidade de um corredor de 100 metros, a sua resistência, força, técnica, drible eram fenomenais Ronaldo passava pelos defesas como se eles não lá estivessem e uma vez passados já ninguém o apanhava, também era conhecido como “the keepers nightmare” o pesadelo dos guarda-redes pois quando Ronaldo lhes aparecia a frente praticamente já não havia nada a fazer.
Ronaldo em 2002 conseguiu fazer história novamente tendo-se tornado o melhor marcador da história do mundial de futebol tendo marcado 15 golos na competição
Com mais de 430 golos marcados faz com que Ronaldo seja um dos maiores marcadores da história do futebol
João Dias
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
Últimas tecnologias
No mercado de hoje em dia há diferentes tipos de consolas e jogos.
No mercado actual há consolas portáteis e consolas chamadas “consolas de casa” que não são portáteis.
As consolas portáteis que estão no mercado são a playstation portable (psp), e a Nintendo ds.
Saiu também consolas sem ser portáteis tais como a Xbox 360 e a Playstation 3 (Ps3).
Estas são grandes rivais no mercado. Os portugueses em geral e os japoneses apostam mais na Playstation 3 mas nos Estados Unidos a Xbox 360 vende mais.
Existem várias Playstations. Das portáteis já saíram três com algumas diferenças entre elas: a primeira era larga e existia em branco, preto e cor-de-rosa, depois passado algum tempo saiu a psp slim and lite que tinha muito mais fina, ultimamente saiu a psp 3000 que também é fina e vem com skype, Messenger microfone incorporado, e o ecrã é de cristais líquidos dando muito melhor imagem.
A Playstation3 veio inovar o mercado com o seu leitor blu-ray, que veio substituir o dvd. Existe vários packs de Ps3,embora alguns já não existentes no mercado.
A primeira Ps3 a sair foi a Ps3 60Gb, mas poucos meses depois, saiu a Ps3 40Gb,pois a de 60Gb vinha com problemas na memória. Os compradores da de 40Gb reclamaram por ela ter vindo com menos memória que a anterior então a Sony fabricou acerca de sensivelmente quatro meses a de 80Gb e uma edição limitada de 160Gb,que vinha com mais quatro jogos.
A rival Microsoft que já tinha lançado em finais de 2006 uma de 20Gb, vendo a Ps3 crescer a nível de memória lançou para confrontar a de 80Gb da Sony uma de 60Gb,mas esta não consegui superá-la por isso lançou a Xbox 360 Elite com cor preta e uma memória de 120Gb com cabo HDMI.
Eu tenho a Xbox 360 de 20 Gb e a Ps3 de 160 Gb e também a Psp.
Penso que são ambas boas (Ps3 e Xbox), mas para jogos de guerra prefiro a Xbox .Nos outros tipos de jogos penso que são muito equivalentes, só o Gran Turismo 5 é que está muito superior a todos os jogos de carros da Xbox.
Para jogar online prefiro a Ps3, pois a maior parte das pessoas possuem este modelo e para mim é mais divertido jogar contra pessoas conhecidas do que contra pessoas desconhecidas, apesar de saber que o serviço Xbox Live é superior.
Assim finalizo o meu texto com uma breve informação acerca das consolas da actualidade.
Gonçalo Vieira Neto
sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
Nascimento
Esperamos que gostem e participem.
Aqui surgirão as opiniões do 9º 3ª da Escola Secundária de Gil Vicente, na Graça!